Automação Residencial → FUNCIONALIDADES HIGH TECH

Mais do que confortável e eficiente, toda casa tem potencial para ser também inteligente, com soluções, tecnológicas ou automatizadas que agregam praticidade, segurança, integração e economia no dia a dia, por meio do uso de novíssimos aparelhos elétricos e eletroeletrônicos.

Na palma da mão

Automação via Wi-Fi

Tecnologias sem fio, como wireless, bluetooth e wi-fi, garantem a possibilidade de controlar diversas atividades da casa pelo smartphone ou tablet, como, por exemplo, integrar todos os controles remotos, escolher cenografias e ambientações para cada ambiente ajustar luzes e cortinas, monitorar câmeras de segurança e uma série de outras funções, sem precisar estar no cômodo em questão ou, dependendo da conectividade e sistema escolhidos sem nem sequer estar em casa.

Veja Também: Curso Online de Automação residencial com Arduíno

Controle fácil

Controle Fáfil em Automação Residencial

Existem várias interfaces de utilização para os produtos automatizados. Uma das mais acessíveis, inclusive para quem não tem tanta familiaridade com tecnologias digitais, são os keypads.

É um tipo de teclado resumido, traves do qual o morador controla diversas funções da casa, como o funcionamento de interruptores elétricos, comandando lâmpadas e gradientes de iluminação, além de acionar portão, ventilador, persiana, sistema de irrigação etc.

Mais que banho

Lembra dos misturadores de chuveiro com registros para água quente e fria, que as vezes levam cinco minutos só para conseguir o ajuste da temperatura?

Então definitivamente no passado, graças aos sistemas digitais de controle de banho, instalados dentro ou fora do box e com possibilidade de controle por tablet ou celular via bluetooth ou wi-fi.

Além de escolher a temperatura e vazão da água, muitos produtos ainda tem funções inteligentes de consumo consciente, travas de segurança para temperaturas muito altas a até programação do tempo de banho, para ninguém esquecer da vida de baixo do chuveiro.

Tempo firme sempre

Automação residencial

Imagine poder acionar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar em casa em um dai muito quente? Ou certificar-se de que o desligou depois que saiu?

Essa são as vantagens da climatização controlada por wi-fi, que pode ser acionada à distancia por meio de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais como IOS ou Android, possibilitando utilizar o celular como controle remoto de qualquer lugar definir o horário para o aparelho ligar ou desligar, escolher a temperatura desejada e acessar outras funções.

Casa bem guardada

Além de comodidade e economia de recursos, tecnologias inteligentes também são aliadas da segurança.

Os sistemas de fechaduras, por exemplo, ganharam outra perspectiva, como vários métodos de abertura (cartão de acesso, senha PIN etc), além de facilidades como sistema antipânico, alarmes em caso de incêndio e tentativa de violação, travamento automático, programação de código falso, função “não perturbe”, recursos para evitar que terceiros descubram a senha, entre outras comodidades.

Entretenimento sem fios

Automação de Aparelhos na Sala

Livings e salas de TV são, talvez, os ambientes em que as inovações tecnológicas mais modificaram o modo de organizar as funções e pensar as instalações elétricas.

Controle de iluminação, automação de cortinas, som de 3D, distribuído uniformemente por todo o ambiente, som e áudio com qualidade de cinema, TV inteligente que conhece seus programas e jogos favoritos, tudo integrado e centralizado em um único lugar, que pode ser uma central de controle ou até o dispositivo móvel da sua preferência.

Automação fácil

Automação de Portão AutomáticoEm grandes metrópoles, portão automático é item de segurança básica. Mas nem sempre é possível trocar o portão manual, principalmente quando ainda está em bom estado.

Uma alternativa é automatizá-lo, em operações relativamente simples e muito mais baratas.

Na hora de adquirir um kit automatizador é bom verificar: para que tipo de portão o equipamento serve (deslizante, basculante ou pivotante), peso que suporta, voltagem e frequência em que funciona, se ocupa espaço da garagem, o que acontece com o sistema em caso de falta de energia, tipo de sistema e quantos controles podem ser cadastrados.

Eletromecânica mais eficiente

Mesmo equipamentos eletromecânicos podem ganhar um toque de automação. Um exemplo é a instalação de controle automático para bombas d’água, que liga, que liga a bomba por queda de pressão da rede, e desliga por corte de fluxo.

Ao abrir uma torneira, registro, temporizador elétrico ou qualquer outro sistema de abertura de fluxo, o controle permite que a bomba acione, e a desliga quando o fluxo é interrompido. Isso garante menor consumo de água e de energia elétrica e protege a bomba contra funcionamento a seco.

Sensibilidade total

Os sensores são uma das ferramentas mais interessantes da automação residencial para garantir segurança e/ou evitar trabalhos como acender a luz ou acionar um determinado equipamento.

Com eles é possível detectar se há fumaça, fogo, inundação, superaquecimento ou vazamentos de gás, acender as luzes de um cômodo só de entrar nele e acionar ou desativar equipamentos só se de aproximar deles.

O corpo é a medida

O sistema de biometria é outra possibilidade e tanto desse mundo futurista, não só para funcionamento de fechaduras digitais como também para quaisquer outras funções atreladas, com opções personalizadas.

Por exemplo, você pode preferir acender as luzes da sala quando encosta o dedo indicador no leitor biométrico, mas quando utiliza o polegar quer que as luzes do corredor até seu quarto é que sejam ligadas.

Outro morador pode preferir acionar um som ambiente ao mesmo comando, e por aí vai.

Chegada segura

Aos que já tem portão automático, a proposta é deixar o sistema ainda mais eficiente com tecnologias que dispensam o tradicional controle remoto (que vive desaparecendo dentro do caro nas horas mais inoportunas).

Já é possível abrir o portão com um simples comando de luz alta do carro, por interfone ou pelo celular (por aplicativo ou ligação telefônica).

Cada modo de ativação depende de um tipo de sistema sendo preciso verificar se tem compatibilidade com o portão automático.

Um toque de tecnologia

Ainda que as tecnologias sem fio dominem a preferência quanto a produtos automatizados, quando se opta por essas facilidades isso influi também sobre as instalações elétricas da casa.

É importante deixar algumas funções com dupla possibilidade de ativação, móvel e fixa (vai que um dia o smartphone que controla tudo se espatifa no chão) e investir em módulos elétricos com funções diferenciadas facilidade de instalação e que estejam totalmente adaptados para compor o sistema de automação residencial escolhido.

Economia higiene e praticidade

Automação em Banheiro

Tecnologias inteligentes em metais sanitários permitem economia de água e energia (no caso de produtos com opção de água quente), além de mais higiene e menores riscos de contaminação no uso, em banheiros ou cozinhas.

A onda do momento são as pias que acionam por aproximação das mãos, sem a necessidade de tocar registro algum, interrompendo o fornecimento com o afastamento do usuário.

Em muitos modelos, sinalizadores de LED indicam início, meio e fim do funcionamento.

Banheiro High-Tech

O mercado vem começando a atentar para possibilidades inteligentes no banheiro para alguém do chuveiro.

Automação Banheiro high tech

É o caso dos vasos e assentos eletrônicos, com diversos modelos de bacias automatizadas; sensores inteligentes que detectam presença, permitindo abrir e fechar o assento automaticamente; descargas que utilizam quantidades especificas de água, dependendo da necessidade; e alguns casos até integração entre bacia sanitária e bidê, com funções de lavagem e secagem controladas por painel ou controle remoto.

Automação Residencial

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *