Como lavar cortinas na máquina sem estragar

Neste guia simples, você aprenderá sobre como lavar suas cortinas na máquina de lavar de uma maneira que não as estrague.

Lavar cortinas na máquina de lavar: dicas e truques

Antes de colocar as cortinas na máquina de lavar, verifique o material de que são feitas. Nem todos os tipos de tecido são laváveis.

As cortinas das casas geralmente são feitas de linho, seda, algodão ou outros tecidos sintéticos.

Conhecer o material de que suas cortinas são feitas não apenas informa se elas podem ser lavadas na máquina, mas também determina a temperatura de lavagem a ser definida.

Antes de começar, um último conselho: remova os ganchos de cortina que possam se soltar durante a lavagem e danificar sua máquina de lavar.

Temperatura e centrifugação

Terminados os preparativos, coloque as cortinas na máquina, tomando cuidado para não sobrecarregá-la, o que fará com que as cortinas fiquem muito enrugadas. 

Se a sua máquina de lavar tiver um programa especial para lavar cortinas, selecione-o de acordo com a etiqueta e as instruções. Se não existir este programa, para cortinados de algodão, regule o programa Delicado. No final da lavagem, endireite as cortinas da melhor maneira possível para evitar vincos excessivos e passe-as imediatamente a ferro, de preferência ainda ligeiramente úmidas.

Cortinas brancas podem ser lavadas a 40°, enquanto cortinas transparentes de materiais sintéticos podem ser lavadas a 30°. Um caso à parte são as cortinas de linho e seda, ou seja, feitas de materiais mais delicados que merecem um tratamento especial.

Veja também: Por que o pernilongo estrala ou explode quando é atingido por uma raquete de choque de matar mosquito?

Como lavar cortinas de linho na máquina de lavar: um guia completo

Existem diferentes tipos de linho: escovado, amassado, linho com lã e linho lona. Para cada um deles, explicaremos como fazer uma lavagem adequada na máquina de lavar:

Cortinas de linho escovado

São cortinas feitas de linho claro com a trama mais larga. Ao limpá-las, recomenda-se realizar dois enxágues, sem centrifugação, antes da lavagem propriamente dita.

Defina o programa delicado. No final da lavagem, endireite as cortinas, se possível pendurando-as por cima. Enquanto ainda estiverem levemente úmidas, passe-as na horizontal usando um ferro em temperatura média.

Cortinas de linho amassado

Para as cortinas feitas com este tipo de linho, siga o mesmo procedimento acima. Elas podem ser penduradas nas janelas ainda úmidas, pois não precisam ser passadas a ferro.

Cortinas de linho com lã

Este é um tipo de linho muito delicado, por isso use um programa delicado com temperatura máxima de 30°.

Cortinas de linho

Este é o tipo de linho mais grosso: Essas cortinas podem ser lavadas mesmo a 40°, sempre num programa delicado. Para evitar vincos, evite girar e adicione um pouco de goma para facilitar o engomar, o que deve ser feito com as cortinas ainda úmidas e o ferro em temperatura média-alta. Sempre passe na horizontal.

Como lavar cortinas de seda na máquina de lavar: dicas úteis

A seda é um dos tecidos mais macios disponíveis comercialmente hoje. Antes de jogar as cortinas deste material na máquina de lavar, verifique se elas são laváveis ​​com água, pois normalmente é recomendável lavá-las a seco.

Use um programa para tecidos delicados e uma temperatura máxima de 30°. Lembre-se de lavar os painéis das cortinas com no máximo duas cortinas por vez e sem centrifugação.

Ao final da lavagem, se possível pendure as cortinas por cima para que fiquem totalmente abertas. Se também quiser passá-las, certifique-se de usar um ferro de baixa temperatura sem vapor.

Existem máquinas de lavar inteligentes inovadoras no mercado, projetadas para facilitar a sua lavagem. 

Importante escolher muito bem o tecido da sua cortina também, para ser mais prático na hora da lavagem, Nas grandes lojas é possível encontrar de todos os tipos, e inclusive conseguir até um desconto, como o cupom de desconto zara, na Zara Home.

Publicar comentário