Como Montar uma Empresa de Reparos e Manutenção Residencial?
Empresas de reparo e de manutenção residencial vem ganhando grande visibilidade no mercado, sendo um dos nichos que mais crescem no mundo todo.
A hora de investir com certeza é agora, mas antes disso você deve saber por onde começar, não é mesmo?
Existem muitos detalhes em todo esse processo, por isso vamos resumir todos os passos necessários para começar sua empresa. Está preparado para nossas dicas?
CLIQUE AQUI PARA APRENDER A MONTAR SUA EMPRESA DE MARIDO DE ALUGUEL
Selecione os serviços que vai oferecer
Dentro do nicho de reparo e manutenção, temos diversos serviços, como:
– Alvenaria;
– Gesseiro;
– Chaveiro;
– Elétrica;
– Hidráulica;
– Jardinagem;
– Pintura;
– Diversos (como por exemplo, montagem e desmontagem de móveis, reposição de vidros, manutenção de portões automáticos e afins).
Dentro de cada serviço há ainda mais especificidades, por isso pesquise e selecione se você vai oferecer algo mais básico ou mais avançado em cada um deles.
Conhecer o mercado
Para sua empresa ter sucesso é preciso estudar o mercado. Entre os itens que você deve abordar nesse estudo, temos:
– Mercado consumidor;
– Mercado fornecedor;
– Mercado concorrente;
– Formação de preços.
Localização
A empresa não precisa ter uma sede, até porque as reparações podem acontecer em diversos bairros ou mesmo cidades, a depender de como você estrutura.
Porém, existe toda uma burocracia por trás e a empresa precisa ter um endereço administrativo, que pode ser até em sua casa, se a prefeitura do município aceitar.
Exigências legais e específicas
O Brasil é um país extremamente burocrático quanto o assunto são as exigências legais para abertura de empresas, portanto, questões como CNPJ e muitas outras devem entrar no seu planejamento.
Ainda pode haver leis específicas, com exigências voltadas para o seu negócio, esse é outro ponto que deve ser pesquisado com cuidado para montar sua empresa dentro da lei.
Funcionários
Alguns funcionários serão necessários e outros empregados também, principalmente para a parte administrativa.
No começo todo esse quadro pode ser reduzido, mas pelo menos de 2 a 3 reparadores devem fazer parte da equipe, cada um em uma localização ou com um tipo de serviço, por exemplo.
Equipamentos
É hora de montar um kit de ferramentas para o trabalho. Tais equipamentos dependem do serviço oferecido ao cliente, mas há algumas ferramentas consideradas básicas para esse tipo de serviço e você encontra quais são elas em nosso vídeo sobre o assunto.
A qualidade dos equipamentos é um ponto essencial.
Organização do processo
Cada empresa costuma trabalhar de um jeito e não há um padrão, porém, é necessário organizar como vai acontecer o processo de serviço.
Por exemplo, o funcionário vai antes dar o orçamento e verificar o que precisa? os preços serão fixos ou existem variáveis onde ele muda? há uma supervisão e avaliação final por outro funcionário?
Pense em todos esses aspectos para estruturar sua empresa.
Divulgação
Essa é uma parte muito importante em qualquer empresa e você deve definir quais os canais de divulgação, como marketing digital (quais redes sociais, para que público) e quais estratégias no marketing off-line.
Custos
Qual custo a sua empresa vai ter mensalmente? Se estamos falando em funcionários, entra salários, se estamos falando sobre deslocamentos com carro da empresa, entre todos os custos desses carros.
Em casos de escritórios, aluguel, IPTU, luz, água, tudo deve entrar na sua conta. O intuito é determinar qual custo mensal essa empresa terá.
Investimento
É preciso calcular o custo mensal e todas as outras variáveis mencionadas para saber qual investimento necessário para montar uma empresa de reparos e manutenções residenciais.
Já deu para perceber que você tem muito trabalho pela frente, né? Uma dica extra é contar com o site oficial do Sebrae, lá você encontra todos os detalhes de cada processo.
Espero que o artigo de hoje tenha sido esclarecedor para você começar.
Se você gostou, compartilhe com mais alguém 😉
2 comments