Muro de contenção: Definição e 4 principais tipos que podem ser usados!
Um muro de contenção pode ser essencial para sua obra. Se a sua casa for construída em um terreno íngreme ou se o seu jardim estiver perto de um declive, será necessário construir um muro de contenção para proteger toda a área.
Os muros de contenção, também conhecidos como muros de arrimo, de fato, são elementos arquitetônicos particulares que cumprem uma função de vital importância.
Estes são projetados para resistir ao peso e à pressão da água ou ao empuxo horizontal do terreno, e são frequentemente usados para reforçar terrenos inclinados ou em áreas sujeitas a um alto risco de deslizamentos de terra.
- Leia também: Como fazer muro de arrimo?
Dependendo das suas necessidades e gostos pessoais, pode optar por diferentes tipos de paredes de pedra seca, desde as de cimento ou pedra, às pré-fabricadas ou construídas em madeira. Hoje você saberá quais são os principais tipos de muro de contenção e suas funções. Leia conosco, vamos lá!
Quais são os principais tipos de muros de arrimo?
Frequentemente, para nivelar o terreno caracterizado por uma inclinação bastante pronunciada, são construídos muros de contenção especiais ou muros de pedra seca. Além disso, esses elementos também podem ser usados para dividir os cômodos internos de um jardim, ou criar uma fronteira de separação com as casas do entorno.
Em particular, se a área de construção é caracterizada por um terreno irregular com muitos desníveis, um drywall (parede de gesso) pode ser a solução ideal para evitar o colapso e o afundamento em caso de mau tempo.
Na verdade, os deslizamentos de terra podem representar um perigo muito grave e colocar em risco a segurança da sua casa se não forem tomadas as devidas medidas preventivas.
Consoante a função a desempenhar, o contexto em que se inserem ou as características do local, os muros de contenção podem ser executados com diversos materiais, capazes de responder a um vasto leque de necessidades específicas. Materiais populares incluem:
1. Muros de contenção em concreto
É o tipo mais difundido, justamente por ser um material capaz de garantir excelente resistência aos agentes externos e se caracterizar por altíssimo desempenho. Os muros de contenção de concreto sustentam a terra de forma impecável e ajudam a dar estabilidade e solidez.
Em muitos casos também é possível optar por blocos pré-fabricados, especificamente concebidos para a obras de construções a seco.
2. Muros de contenção de tijolos
Os tijolos são uma alternativa forte e eficaz à construção de um muro de contenção. Eles se adaptam facilmente a diferentes contextos arquitetônicos e ao mesmo tempo podem dar um caráter decisivo ao ambiente.
3. Muros de arrimo de pedra
Embora um pouco mais caros, os muros de arrimo feitos de materiais naturais são sempre uma solução decididamente elegante. Na verdade, a pedra é um material muito valioso, capaz de combinar de forma excelente várias propriedades estruturais com um gosto estético refinado.
Também neste caso é possível encontrar no mercado blocos pré-fabricados para a construção de muros de contenção em pedra natural ou reconstruída.
4. Contenções de madeira
Para terrenos caracterizados por declives menos acentuados ou onde o risco de desabamento seja menor, também é possível optar por um muro de contenção de madeira. É um material em média menos resistente que a pedra ou o concreto, mas que oferece excelentes vantagens do ponto de vista estético.
Geralmente as estruturas de madeira requerem uma manutenção mais cuidadosa e devem passar por tratamentos especiais para poderem resistir às agressões dos agentes externos, no entanto, os muros de contenção de madeira são muito populares.
Este foi o nosso guia sobre a definição e os principais tipos de muro de arrimo. Como podemos notar, existem diferentes modelos, que podem atuar em diferentes funcionalidades dentro de uma obra. Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que lhe responderemos. Até a próxima!
Publicar comentário