Componentes da Instalação Elétrica da Residência – QUADRO DE LUZ

O que é e como funciona um dos principais componentes da instalação elétrica da residência

O que é um quadro de luz, como ele funciona

Também conhecido como quadro de distribuição, é onde se distribui toda a energia da residência ou comércio.

É constituído de uma caixa metálica ou não chumbada na parede ou sobreposta, contendo um disjuntor geral e disjuntores de menor capacidade para a distribuição dos circuitos, barramentos de interligação, barramento neutro e terra (imagem 1).

É o centro de proteção de todos os circuitos e de distribuição.

Quais são os principais componentes de um quadro de luz

Barramento: Contém condutores neutro (deve estar isolado eletricamente) e condutor de proteção (deve estar acoplado ao neutro) (imagens 3 e 4).

Disjuntor: Proteção geral, evita dano aos circuitos. Possui uma chave que desliga quando a corrente nominal ultrapassa a permitida pela carga (imagens 5 e 6).

Tampa: Protege os disjuntores e disfarça o quadro de luz na parede. O conjunto todo deve ser posicionado a 1,60 m de altura do chão, que é a altura de segurança para não ser acessado por crianças (imagens 7 e 8).

Por quem o equipamento deve ser montado

O quadro deve ser montado por eletricista com conhecimento nas normas ABNT, NBR 5410 (norma que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão) e NR10 (segurança em instalações e serviços de eletricidade), sempre conforme o projeto elétrico, feito por eletrotécnico ou engenheiro eletricista.

Quais são as medidas de prevenção e segurança que se deve ter ao manuseá-lo

Na montagem, ou instalação, a energia deve estar sempre totalmente desligada. Na operação, tome cuidado com barramentos expostos (coloque proteção de acrílico quando isso ocorrer).

 

Veja Também: Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *