110 Volts ou 220 Volts? Saiba Quando Usar ←

Por que adotamos o padrão de 110V e quando a regra precisa ser quebrada visando economizar energia

Quando plugamos um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico na tomada, há dois polos principais: em um deles entram elétrons e do outro saem elétrons.

Durante essa travessia, o aparelho, ao servir de “intermediário”, é colocado em funcionamento. Ou seja, é essa travessia de elétrons de um polo para outro que ocorre dentro dos aparelhos que aciona seus motores, aquece suas espirais etc.

Com essa simples definição em mente, podemos avançar para nossa pergunta inicial: o que é melhor, então, aparelhos que funcionam com 110 ou 220 volts?

110 Volts ou 220 Volts

A resposta é: depende.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma em 110 ou 220, o desempenho dos aparelhos é o mesmo e os fabricantes que escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Porém, não referente ao desempenho, mas à economia de energia, poderá haver desvantagens, dependendo do aparelho escolhido.

Como muitos sabem, os “vilões” das contas de luz são chuveiros, secadoras de roupas, secadores de cabelos, aquecedores etc.

O que tem em comum?

Precisam produzir calor e, por esse motivo, gastam muito mais energia. Nesses casos específicos a tensão é 220V é mais vantajoso, pois os aparelhos poderão contar com tensão equivalente às suas necessidades, sem sobrecarregar o sistema elétrico nem pôr em risco seus componentes.

Alguns exemplos

Uma geladeira funcionando no 220V economiza carca de 10% de energia se comparada a uma 110V. mas já uma secadora de roupas ligada no 220V gasta, em média,30% a menos, uma economia expressiva, caso em que o 220V é sim, muito mais vantajoso.

A regra geral, portanto, é contar com tomadas 220V para aparelhos que aquecem muito.

Automação Residencial

Por que então, as tomadas 110V têm predominado em alguns países, como o nosso

Simplesmente por uma questão de segurança. Levar um choque de uma tomada 220V é duplamente mais perigoso.

Ao colocar as mãos numa tomada, nos fazemos o papel dos aparelhos: servimos de intermediários para entrada e saída de elétrons.

Mas, diferentemente dos aparelhos, não temos nenhum motor interno que aglomere toda essa energia e a devolva ao outro polo da tomada.

No chuveiro

Como usam, em geral, potencia 220V para aquecer sua resistência, chuveiros demandam essa voltagem em seus circuitos. Nesse caso, o uso do fio terra é sempre necessário.

Chuveiro com válvulas que dão choque certamente não possuem a terra e, por isso, deixam escapar a corrente pelos seus canais metálicos. Um risco à vida.

Veja Também: Curso Comandos Elétricos

Quando então optar por um ponto de tensão ou tomada 220V

Quando Optar 110 ou 220 volts

Em áreas onde se pretende utilizar aparelhos eletrodomésticos que aquecem, tais como chuveiros, secadores de cabelo e aquecedores.

A definição de uma tomada 220V deve ocorrer durante a criação do projeto elétrico, com dimensionamento do circuito e distribuição dessa voltagem no ponto especificado.

E importantíssimo: nesse caso, sobretudo, deve ser utilizada a tomada de três pinos com aterramento via fio terra (norma já em vigor), o que impedirá o escape de corrente e um choque altamente perigoso.

 

Baixar E-book Partida Triângulo

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *