9 Dicas Importantes Para Economizar Energia
Cada vez mais escassos, os recursos naturais, como a água, influenciam diretamente nossa dinâmica de uso de energia elétrica.
A seguir, algumas medidas para repensar o modelo de consumo e atitudes que visam a preservação do planeta além de representarem grande economia.
1 – Usar sempre que possível, lâmpadas mais econômicas, fluorescente (economizam até 80% de energia) ou LED (hoje uma expelente opção, reduz a conta em 90%) pois gastam muito menos eletricidade.
Seu valor é mais caro na compra, mas compensa na economia da conta de energia a longo prazo.
2 – Usar a luz e ventilação naturais sempre que possível, evitando acender as lâmpadas ou ligar o ar-condicionado ou ventiladores durante o dia
3 – Pintar os ambientes com cores claras, pois refletem a luz e espalham-pelo espaço.
4 – Claraboias, iluminação zenital e grandes coberturas são uma boa opção. Outra possibilidade é colocar as mesas de trabalho próximo as janelas.
5 – Onde não há uso frequente, como escadas e corredores, use temporizador ou sensor de presença, que podem ser embutidos nas lâmpadas. Utilize ainda fotocélulas, assim as luminárias só acenderão à noite (como na iluminação pública). Os dimmers também controlam a intensidade da luz.
6 – Comprar equipamentos e eletrodomésticos com selo Procel de economia de energia, sempre que possível na categoria A, que é a melhor.
7 – Adotar sistema solar de aquecimento de água é um investimento alto a princípio, mas que se dilui nas contas em alguns anos.
Veja também: Curso Energia Solar Fotovoltáica
8 – Evite o elevador quando os andares forem baixos economiza energia e beneficia a saúde.
9 – Evite usar os eletrodomésticos em horário de pico: o momento de maior consumo de energia é das 18 a 21, principalmente, o chuveiro elétrico e o ferro de passar.
Minimizar o desperdício não é racionar energia e não compromete a qualidade de vida, a produtividade ou o desenvolvimento do país.
Oportunidade de Qualificação Profissional
⇓⇓
1 comentário