9 Dicas Importantes Para Economizar Energia

Cada vez mais escassos, os recursos naturais, como a água, influenciam diretamente nossa dinâmica de uso de energia elétrica.

A seguir, algumas medidas para repensar o modelo de consumo e atitudes que visam a preservação do planeta além de representarem grande economia.

1 – Usar sempre que possível, lâmpadas mais econômicas, fluorescente (economizam até 80% de energia) ou LED (hoje uma expelente opção, reduz a conta em 90%) pois gastam muito menos eletricidade.

Seu valor é mais caro na compra, mas compensa na economia da conta de energia a longo prazo.

2 – Usar a luz e ventilação naturais sempre que possível, evitando acender as lâmpadas ou ligar o ar-condicionado ou ventiladores durante o dia

 

 

3 – Pintar os ambientes com cores claras, pois refletem a luz e espalham-pelo espaço.

 

 

4 – Claraboias, iluminação zenital e grandes coberturas são uma boa opção. Outra possibilidade é colocar as mesas de trabalho próximo as janelas.

 

 

5 – Onde não há uso frequente, como escadas e corredores, use temporizador ou sensor de presença, que podem ser embutidos nas lâmpadas. Utilize ainda fotocélulas, assim as luminárias só acenderão à noite (como na iluminação pública). Os dimmers também controlam a intensidade da luz.

 

6 – Comprar equipamentos e eletrodomésticos com selo Procel de economia de energia, sempre que possível na categoria A, que é a melhor.

 

 

7 – Adotar sistema solar de aquecimento de água é um investimento alto a princípio, mas que se dilui nas contas em alguns anos.

 

 

Veja também: Curso Energia Solar Fotovoltáica

 

8 – Evite o elevador quando os andares forem baixos economiza energia e beneficia a saúde.

 

 

9 – Evite usar os eletrodomésticos em horário de pico: o momento de maior consumo de energia é das 18 a 21, principalmente, o chuveiro elétrico e o ferro de passar.

 

 

Minimizar o desperdício não é racionar energia e não compromete a qualidade de vida, a produtividade ou o desenvolvimento do país.

 

Oportunidade de Qualificação Profissional

⇓⇓

 

 

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *