Como é Calculado a sua Conta de Energia Elétrica?

Se você tem curiosidade em saber como é feito o cálculo de energia elétrica e quais são os fatores que são levados em conta para calcular o consumo, no artigo de hoje você poderá ficar informado sobre tudo isso.

Nesse artigo, mostraremos a você, como é feito o cálculo do consumo de energia elétrica, além de mostrarmos também, quais são os pontos que determinam o valor total da tarifa de energia elétrica.

Então, se você deseja conhecer tudo o que é calculado para que seja determinado o valor da sua conta de energia, que seja para você todo mês,basta que você continue acompanhando o artigo para obter todas essas e outras informações importantes, relacionadas a este assunto.

Veja Também: Aquecimento Solar → Uma Forma Sustentável de Economia de Energia

Como Calcular o Consumo de Energia Elétrica?

Como você já deve ter visto, em todos os aparelhos eletrodomésticos e outros, possuem o “W”. Muitas pessoas nem buscam saber o que esse “W” e o valor que vem acompanhado dele significa, porém, é muito importante sabermos o significado dessa e outras siglas.

O “W” é referido a palavra “Watts”. Essa unidade, se refere a potência da capacidade de realização de trabalho de determinado aparelho. Geladeiras, lâmpadas, chuveiros e outros, possuem a sua própria potência. é exatamente essa potência quem irá determinar grande parte do consumo de energia elétrica. Entenda bem:

Para que seja calculado o consumo de energia elétrica, é necessário que a potência de determinado aparelho, seja multiplicada pelo tempo de consumo durante o dia. Caso você não saiba qual é a potência do seu aparelho, basta que você observe a sua embalagem ou manual de instruções, pois é possível que em um deles, você obtenha essa informação e possa realizar o cálculo.

Após multiplicar o valor da potência do aparelho, pelo total de horas de uso de tal aparelho, você deverá converter o valor que foi obtido na multiplicação e dividi-lo por 1000 para que o Watts hora (Wh), possa ser transformado em quiloWatts hora (kW).

A partir daí, você poderá descobrir, quanto é que cada um dos seus aparelhos e lâmpadas gastam por dia e por mês, podendo somá-los e ter a certeza de que aquilo que vem sendo apresentado na sua conta de luz mensal está realmente correto.

Logo, a fórmula geral, para que você possa ter uma maior compreensão, caso não tenha entendido muito bem o que tentei explicar, é a seguinte:

Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês / 1.000

No final, ao descobrir quanto é que cada um desses aparelhos e lâmpadas gastam, você pode pegar o total que cada um deles obteve e assim, somá-los todos para ver de quanto é o valor de consumo mensal de energia elétrica na sua residência.

E mais, se você deseja saber quanto irá pagar e se o valor referente no papel é realmente o valor a ser pago, você ainda pode multiplicar o valor que você encontrou referente ao seu consumo de energia e multiplicá-lo pelo valor da tarifa cobrado no seu estado por cada kW.

Mas não crie pânico, pois essa informação não é tão difícil assim de ser encontrada. Se você deseja saber quanto é que o seu estado cobra por tarifa de consumo por kW, basta que você acesse o site da empresa que oferece a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica para você e essa informação poderá ser encontrada rapidamente.

Recomendado: Como Viver de Instalação de Painéis de Energia Solar Fotovoltaica em 2020

Qual é a forma que é calculado o valor da tarifa de energia elétrica na conta de luz?

O principal fator que determina o consumo mensal da sua residência é a comparação entre o valor do seu consumo anterior ao atual.

Porém, cada uma das empresas que oferecem a prestação de serviços relacionados à energia elétrica possuem o seu próprio valor de tarifa a ser cobrada por kWh, de acordo com as regras e valores impostos pelo seu Estado.

Assim, o valor da tarifa cobrada pela sua empresa é multiplicada pelo valor de kWh que você consome.

Caso você deseja ter conhecimento de quanto é o valor da tarifa cobrada pela empresa que oferece energia elétrica para você, basta que você entre no site da mesma, pois lá você poderá encontrar essa informação.

Também é muito importante que você esteja sempre de olho nas bandeiras que a sua conta de energia apresenta, sendo elas, a bandeira vermelha, amarela e verde.

A bandeira verde, afirma que não houve nenhum aumento no consumo de energia e assim, não haverá nenhum acréscimo adicionado a sua conta. Já a bandeira vermelha, mostra que houve um pequeno aumento no consumo, e logo, nos acréscimos. E a bandeira vermelha, mostra que o consumo foi maior e que haverá um aumento maior nos acréscimos a sua conta.

Quem é a responsável por determinar o valor da tarifa de energia elétrica a ser cobrada?

A instituição responsável por realizar a determinação do valor da tarifa de energia elétrica a ser cobrada em cada um dos estados brasileiros é a ANEEL.

⇓ Quer aprender a Instalar Painéis de Energia Solar? Veja Nosso Curso ⇓

Curso de Energia Solar

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *