O que é e Quais são os Benefícios da Manta Térmica?

Muito utilizada na construção civil, a manta térmica é uma solução simples e inteligente para garantir que a temperatura do ambiente seja agradável para quem o utiliza.

Para que serve a Manta Térmica

Isso porque, tanto em dias frios como em dias quentes, a manta térmica auxilia a reter o calor no local no primeiro cenário e no segundo não impede que ele seja absorvido para o interior durante o dia.

Mas o que é, como funciona e quais são os outros benefícios da manta térmica? Se você quer saber, não deixe de ler esse post!

Veja Também: Aquecimento Solar → Uma Forma Sustentável de Economia de Energia

O que é manta térmica?

Esse material é composto por uma folha de papel kraft formada por fios e revestida com uma ou duas folhas de alumínio, sendo necessário possuírem alta refletividade e baixa emissão de radiação térmica.

Além disso, a manta deve ter uma malha de reforço mecânico segura e resistente, sendo a ela basicamente uma barreira física radiante. Ou seja, ela é responsável por bloquear uma parte significativa do calor refletido sobre o telhado, evitando o superaquecimento de ambientes, além de manter a temperatura interna estável.

É comum surgir a confusão entre manta impermeabilizante e a térmica, no entanto, a primeira possui a função de proteger a edificação contra problemas como goteiras e infiltrações, já a segunda, como falado, irá controlar a temperatura interna do ambiente. No entanto, existem mantas térmicas que também podem cumprir a função impermeabilizante.

Como é feita a instalação da manta térmica?

Ela pode ser utilizada em todos os tipos de telhado e inclusive em telhados já construídos, sem precisar retirar as telhas. Sua instalação é simples e não exige mão de obra altamente especializada, sendo que basta apenas estender o material na horizontal através das vigas com a face de alumínio voltada para cima.

Para fixar, são utilizados grampos de tapeceiros ou pregos tipo tacha. Já em telhados existentes, a manta deve ser fixada em paralelo à cumeeira, sempre começando pela parte mais alta da cobertura.

Quais sãos os benefícios da manta térmica?

A manta térmica possui diversas vantagens para a edificação, contribuindo para a qualidade de vida dos usuários da mesma. Veja algumas delas abaixo:

Aumento da eficiência energética da construção

A redução do calor nos ambientes pode chegar até 5 ºC graças à manta térmica, diminuindo os gastos com energia elétrica, visto que a utilização do ar condicionado será reduzida, além de aumentar o bem-estar dos ocupantes.

Diminuição da perda de calor em dias frios

Em regiões mais frias, a utilização da manta térmica ainda é muito relevante, visto que irá evitar que o calor produzido no interior do ambiente seja perdido.

Bom custo x benefício

A manta térmica possui baixo custo de aquisição, sendo encontrada facilmente em lojas de materiais de construção. Por promover diversos benefícios para o local o investimento é baixo, aumentando a qualidade de vida de quem o utiliza.

Conforto acústico

Além do conforto térmico, ela ainda melhora a acústica do ambiente, visto que diminui o ruído provocado pelo impacto da água nas telhas metálicas em dias de chuva.

Auxilia na preservação do imóvel

Por evitar a entrada de insetos, sujeiras pelo telhado, além de ser à prova de bactérias e fungos, a manta térmica pode auxiliar na preservação do imóvel. Inclusive, ela não é atacada por animais, como os roedores. Além disso, como falado, ela é resistente à umidade, evita infiltrações e ainda impede a propagação do fogo, caso ocorra algum tipo de incêndio.

Além dos benefícios acima, a manta térmica ainda é 100% reciclável auxiliando na sustentabilidade de sua obra. Com tantos benefícios, utilizá-la é um investimento super válido e irá auxiliar em diversos aspectos do dia a dia.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *