Qual Modelo de Aquecedor é mais Eficiente e Gasta Menos Energia Elétrica?

As bombas de calor, também conhecidos como ar condicionados do tipo reversíveis.

Os aquecedores em geral não são tão ruins em desempenho porque as perdas desses aparelhos são, justamente, calor, que é o que queremos gerar. As perdas são geralmente na forma de concentração de calor por má convecção ou reflexão dependendo do desenho de cada um deles.

Recomendado: Por que a Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte teve Tanta Repercussão Negativa?

As bombas de calor evitam boa parte das perdas pela utilização do ciclo termodinâmico de um fluido (o gás refrigerante dentro da tubulação) que pode viajar uma boa distância sem mudar de estado (gasoso/líquido), o ar frio que é soprado em um ambiente externo e bem ventilado e o ar quente que é soprado dentro do ambiente a aquecer usando um ventilador bem projetado e com poucas perdas de carga, e um radiador com bastante área de contato com esse ar assoprado.

Na bomba de calor, a eletricidade consumida é utilizada somente para transferir o calor do ar externo para o ambiente interno (por isso o nome bomba). Já os aquecedores a resistência transformam eletricidade em calor por efeito joule. O rendimento pode ser 4 vezes maior na utilização de energia elétrica em prol da bomba de calor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *